Aluno da turma Starboard Science do Projeto CQD conquista medalha de ouro perfeito na Olimpíada de Mayo
Diogo Acioli, aluno da turma Starboard Science 2024 do Projeto CQD, conquistou a medalha de ouro perfeita na Olimpíada de Mayo, uma competição internacional de matemática que reúne delegações de países da América Latina, Espanha e Portugal. Diogo é de Recife – PE e estuda no Colégio GGE, um dos parceiros institucionais do Projeto CQD, que conta com os serviços de preparação especializada para alunos que desejam se destacar em olimpíadas de matemática.
(Fonte: Site oficial da OBM.2024)
A Olimpíada de Mayo é conhecida por seu alto nível e por ser dividida em dois níveis: o Nível 1 para alunos de até 13 anos e o Nível 2 para estudantes de até 15 anos. A conquista de Diogo refletiu não apenas sua dedicação, mas também a busca do Projeto CQD e do Colégio GGE em oferecer suporte especializado na sua preparação.
(Fonte: Divulgação – Colégio GGE, 2024)
Em entrevista, Diogo compartilhou sua alegria e a importância dessa conquista em sua trajetória: “Eu fiquei muito feliz. Já tinha saído da prova com uma expectativa boa e acho que é importante esse resultado para dar esses primeiros passos para as competições internacionais que desejo participar futuramente.”
Quanto à preparação, ele destacou a importância de praticar com questões desafiadoras:”Não foi bem um desafio, mas eu pegava muitas questões para poder me preparar bem para a competição. Então foi a melhor forma de me preparar.” Essa abordagem, segundo Diogo, foi fundamental para que ele se sentisse confiante no dia da prova.
Ao ser perguntado sobre momentos de dúvida, Diogo revelou que, embora não tenha enfrentado grandes incertezas, sua estratégia de se preparar com provas do Nível 2 o ajudou a lidar com o Nível 1 com mais facilidade: “Eu saí bem da prova e achei que ia conseguir uma posição muito boa e que dava para conseguir um ouro. E também porque eu me preparava com as provas do Nível 2, então se eu consigo resolver um nível mais difícil, o Nível 1 não seria tão complicado. E acabou que eu consegui ver isso no meu resultado.”
Ele também expressou gratidão ao mencionar as pessoas que o apoiaram na jornada da conquista dessa medalha: “Quem mais me motiva é a minha família e os meus professores. Eles estão sempre presentes e me apoiando.”
Para outros estudantes que desejam trilhar o mesmo caminho, Diogo deixou uma mensagem de incentivo: “O que eu diria para quem quer chegar nessa competição e conquistar uma medalha é que utilize as provas do Nível 1 e Nível 2 para conseguir ir bem. E conquistando uma medalha na OBM, que já é uma competição difícil, o aluno precisa se esforçar um pouco mais para chegar a competir na Olimpíada de Mayo.”
A conquista de Diogo Acioli é motivo de orgulho para nós do Projeto CQD, demonstrando que o potencial dos jovens brasileiros em competições internacionais de matemática é evidente e que o nosso compromisso com uma preparação olímpica de excelência tem alcançado grandes resultados.
Respostas