Alunos da turma Starboard Science se destacam no PIC e marcam presença no 9° Encontro do Hotel de Hilbert

Encontro Hotel Hilbert

Na última semana, entre os dias 22 e 25 de abril, 12 alunos da turma Starboard Science estiveram presentes em mais um Encontro do Hotel de Hilbert, sediado em Natal (RN). O evento, que chegou à 9ª edição este ano, é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e destinado a alunos que se destacaram no PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior). O manauara Renan Augusto E. de Almeida, de 13 anos, viajou mais de 2.700 km para participar do evento. Renan destaca a importância dessa oportunidade.

(Aluno do Projeto Starboard Science, Renan Augusto. Foto: arquivo pessoal)

“Participar do encontro do Hotel de Hilbert era um grande sonho que se tornou realidade logo no meu primeiro ano do PIC. Aqui eu tive a oportunidade de aprender mais sobre esse mundo da matemática, matéria à qual eu tenho prazer em me aprofundar, tanto é que também faço o curso Starboard Science para me ajudar na minha preparação para diversas Olimpíadas de Matemática”, relatou o estudante.

Essa edição do evento contou com a participação de 165 alunos do PIC e 13 professores universitários de diferentes regiões do país para debater temas da área e incentivar os alunos no aperfeiçoamento dos estudos da matemática.

“[…] isso só vem a contribuir para o nível de excelência que a gente tem nos nossos alunos olímpicos […].”

A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ana Paula Chaves, é uma das referências no assunto quando falamos em matemática olímpica no Brasil. Ana Paula ministrou oficina sobre tópicos clássicos de treinamento olímpico na área de Teoria dos Números, intitulada: Teoremas Poderosos de TN (Teoria dos Números). A professora pontua que o evento possui importância pela participação democrática de alunos no encontro, que mesmo provenientes de cidades descentralizadas dos grandes centros de preparação olímpica, mostram sua potencialidade no HH.

“Participar deste evento é algo que fomenta a participação no PIC, o que faz com que os alunos se qualifiquem e capacitem ainda mais, e isso só vem a contribuir para o nível de excelência que a gente tem nos nossos alunos olímpicos da área da matemática”, afirma Ana Paula.

(Professora da UFG e Projeto CQD, Ana Paula Chaves. Foto: OBMEP)

“Porque aprendemos que, além de resolver os problemas, podemos criar problemas nós mesmos, porque para resolver os problemas que temos hoje, existem pessoas que os fazem. E um dia seremos o futuro disso.”

Aluna do Projeto Starboard Science, Gabriela Viriato. Foto: Arquivo pessoal
(Aluna do Projeto Starboard Science, Gabriela Viriato. Foto: Arquivo pessoal)

A aluna piauiense Gabriela Victoria Viriato, natural do município de Cocal dos Alves, localizado a 220 km da capital do Piauí, participou pela primeira vez do encontro e destacou que a matemática aprendida e absorvida nos 5 dias de evento transformaram suas próprias expectativas sobre a área.

“Essa experiência inteira, desde a chegada até o fim do evento, me fez refletir sobre o meu futuro, como a matemática não é apenas uma disciplina, mas uma forma de pensar e resolver as coisas, como é muito importante e onde podemos chegar com a matemática. Como podemos alavancar nosso conteúdo, o quanto sabemos pouco e o quanto podemos saber ainda mais. A oportunidade atiça a nossa curiosidade de estar em eventos assim, além do mais, nós trazemos novas metas para a gente. Porque aprendemos que, além de resolver os problemas, podemos criar problemas nós mesmos, porque para resolver os problemas que temos hoje, existem pessoas que os fazem. E um dia seremos o futuro disso”, conclui Gabriela.

Alunos do Projeto Starboard Science presentes no 9° HH

Pedro Henrique Tomás da Rocha – Rio de Janeiro – RJ
Luísa Batista Mesquita – Brasília – DF
Eduardo Nascimento de Souza – Campo Grande – MS
Nícolas Lima Lopes de Araujo- Maceió – AL
Julia de Paula Pessoa Leguiza – Fortaleza- CE
Renan Augusto E. de Almeida – Manaus – AM
Flávia Jakeline dos Santos Agra – Serrita-PE
Camila Oliveira Cardoso – Ilicínea-MG
Vinícius Reis Souza de Oliveira – Belo Horizonte-MG.
Gabriela Victoria Silva Viriato – Cocal- PI
Mundo Park – Florianópolis – SC
Roca Park – Florianópolis – SC

Sobre o Encontro do Hotel de Hilbert:

O nome do evento é uma referência ao “Hotel de Hilbert”, um paradoxo matemático apresentado pelo matemático alemão David Hilbert em 1925, que expõe a ideia de que, mesmo com o hotel sempre lotado, sempre há vagas disponíveis.

O encontro é dedicado aos alunos que se destacaram no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.), que oferece aulas avançadas de matemática para medalhistas da Olimpíada.

Com informações do IMPA

Sobre o PIC:

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um programa que propicia ao aluno premiado da OBMEP, entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais. Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação. Os medalhistas que já fizeram o PIC mais de duas vezes, com pelo menos uma participação no nível 3, deverão participar do Programa Mentores OBMEP, que oferece atividades ministradas por professores universitários sobre conteúdos que envolvem matemática.

Com informações do site oficial da OBMEP

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *