Dobradinha do ouro pela terceira vez: Irmãos japoneses conquistam medalha de ouro na OBMEP

Mundo Park, de 17 anos, e Roca Park, de 15 anos, são irmãos. Eles nasceram e foram criados no Japão e se mudaram para o Brasil com a família em 2013. Pelo terceiro ano consecutivo, os irmãos conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) de 2024.
Participação e premiação dos irmãos Park na OBMEP nos últimos anos:
Mundo Park:
2019: Prata – nível 1
2021: Ouro – nível 2
2022: Ouro – nível 2
2023: Ouro – nível 3
2024: Ouro – nível 3
Roca Park:
2021: Prata – nível 1
2022: Ouro – nível 1
2023: Ouro – nível 2
2024: Ouro – nível 2
“A matemática é apenas uma parte das mil lições da vida. Porém, espero que esse estudo ajude meus filhos a amadurecer e a contribuir para a sociedade no futuro. Meus filhos vivem entre livros e músicas, mas sem televisão e SNS. Passam o tempo livre na natureza, caminhando por trilhas e pescando nas praias. Comem produtos orgânicos diariamente, peixes na véspera da prova e doces caseiros durante a prova”, afirmou o pai dos alunos.
Chongju Park
De acordo com o pai de Mundo e Roca Park, Chongju Park, os filhos foram estimulados desde cedo a estudarem com liberdade para escolher os temas que mais lhes interessavam. A família mantém uma dinâmica de abertura e respeito dentro das práticas adotadas por cada membro, o que permitiu que a escolha das atividades os levasse ao interesse em se aprofundar nas olimpíadas de matemática.
“Eu nunca tinha me interessado por matemática até o sexto ano do ensino fundamental, mas o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) da OBMEP mudou totalmente minha visão. Resolver problemas era muito divertido, e ganhar competições era satisfatório. Desde o primeiro PIC, passei a estudar matemática com mais ânimo e interesse. Não tive muitas inspirações, mas o que mais me motivava era a vontade de aprender e o prazer de vencer”.
Mundo Park
Para o filho mais velho, Mundo Park, a matemática não surgiu como um interesse automático. Na 6ª série, ele competiu pela primeira vez na OBMEP incentivado pela escola onde estudava, conquistando uma medalha de prata e uma bolsa para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), destinado aos premiados na OBMEP.
Para Roca Park, a participação do irmão mais velho teve grande influência em seu envolvimento com as competições de matemática.
“Meu interesse pela matemática surgiu aos poucos. O que me fez entrar no mundo da matemática olímpica foi ver meu irmão, Mundo, participando da OBMEP e recebendo uma medalha de prata. Até então, eu nem sabia da existência das olimpíadas de conhecimento. Por isso, considero a premiação do meu irmão como o marco inicial que me incentivou a começar a estudar matemática”.
Roca Park
Quando questionados sobre uma possível rivalidade nas competições de conhecimento, os irmãos garantiram que essa ideia passa longe da relação deles. Pelo contrário, buscam estudar e resolver problemas juntos.
“Até agora, sempre estivemos em níveis diferentes, então nunca competimos diretamente em uma olimpíada. Mas, a partir deste ano, iremos competir juntos no nível 3. Nunca tivemos rivalidade, sempre gostamos de nos apoiar e resolver questões desafiadoras juntos”, afirmou Roca Park.
“Ganhar junto é muito mais feliz do que ganhar sozinho! Poder compartilhar o momento de vitória é realmente bom. Acredito que o mesmo se aplica aos amigos”, complementou Mundo Park.
Os irmãos Park fazem parte do projeto Starboard Science de 2024 e estão entre os alunos que obtiveram conquistas importantes nas olimpíadas de matemática deste ano. Para eles, o suporte do projeto, que possibilita o treinamento com professores altamente qualificados por meio do programa online, foi essencial para sua evolução nas competições.
“O Projeto Starboard Science me forneceu materiais essenciais para competições mais avançadas, como a OBM e a OMpD. As aulas, listas e videoaulas de ótima qualidade foram grandes aliados nos estudos. Sem eles, provavelmente eu não teria quase nenhum avanço na OBM deste ano”, destacou Mundo Park.
“Sem o projeto, eu não teria obtido esses resultados. Por isso, quero agradecer aos professores Isaac Ricarte e Carlos Ribeiro pelas video-aulas maravilhosas”, concluiu Roca Park.
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